domingo, 31 de julho de 2011

Há vida no Mar morto?

Archaea
Chlorella

O Mar Morto,há vida sim, com o auxilio de um microscópio eletrônico é possivel verificar a presença do Archaea, que representam um grupo de micróbios antigos, e podem viver onde ninguém não pode viver. Em termos biológicos, que representam os organismos unicelulares são superficialmente semelhantes às bactérias, mas completamente diferentes na sua composição molecular. Além das bactérias, há ainda vivem o tipo de fungos, mofo e quando as chuvas são raras e, a salmoura é diluído em um pouco, começam a flagelados algas, relacionadas com a Chlorella.
Então podemos concluir que hámais vida no Mar Morto do que se esperava.

a cor do urso polar realmente é branca?

 O  urso polar (Ursus maritimus) não é branquinho como parece? A pelagem dele é muito clara e chega a parecer que ele tem cor de neve, mas a sua pele é escura. Os fios de seus pêlos são incolores e têm a forma de um minúsculo tubo. A luz solar reflete no pêlo e isso dá pra ele um visual de brancura. O corpo do urso polar é perfeitamente adequado ao rigoroso clima ártico. Pra isso, o urso polar dispõe de um eficiente sistema natural de retenção de calor. Seu pêlo longo e oleoso, juntamente com uma espessa camada de gordura subcutânea mantém o corpo aquecido,possibilitando que ele suporte as baixas temperaturas do inverno polar.
Diferentemente das outras espécies de ursos, o urso polar vive da caça, pq apenas no verão encontra uma vegetação rasteira e arbustiva na região ártica. Nessas condições hostis ele se tornou um carnívoro hábil e esperto, igualando-se, nesse aspecto, aos mais perigosos felinos.

Redação do quedImagem obtida do site: www.stevenbell.blogspot.com

Por que o céu parece ser azul?

Sabemos que a luz é formada pela união de várias cores. Ao entrar em contato com a atmosfera, ela espalha-se devido às particulas existentes no ar.
Porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento. Quanto mais curtas, mais dispersas elas se tornam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos.
Já no final da tarde, o sol ilumina obliquamente, obrigando os raios a fazer um caminho mais longo para chegar à Terra. Tal fato dispersa quase totalmente a luz azul e torna visível a vermelha, que possui um comprimento maior, dando-nos o espetáculo do pôr-do-sol.

Redação Terra - Ciências

Por que água do mar é salgada?

A água dos oceanos é salgada por vários motivos e têm várias origens:
As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios.As erupções vulcânicas submarinas libertam substâncias voláteis tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato.
A chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas ricas em cloreto de sódio, nas quais o sal comum é encontrado em abundância, e transportado para o oceano pelos rios.
E isso tudo acontecendo durante centenas de milhões de anos.
Curiosidade para cada 1 litro de água do mar temos em média 30 gramas de sal.

sábado, 30 de julho de 2011

Vale do São Francisco terá primeira área de proteção fitossanitária do país

A Bahia e Pernambuco vão implementar a Área de Proteção Fitossanitária (APF) do Vale do São Francisco, composto por dez municípios. Este será um dos resultados práticos do acordo de cooperação técnica, denominado Pacto pela Agropecuária do Vale do São Francisco, assinado nesta quinta-feira, 28, pelos secretários estaduais da Agricultura, Eduardo Salles (Bahia) e Ranilson Brandão Ramos (Pernambuco), na abertura da Fenagri 2011, em Juazeiro. Entre outros objetivos, a APF visa prevenir a entrada de pragas quarentenárias ausentes.

Salles afirmou que não há divisão no Vale e todas as ações relativas à defesa agropecuária, pesquisas, assistência técnica, dentre outras, serão adotadas em conjunto. “Somos parceiros. O Vale é uma ponte entre os dois estados”. Ele disse ainda que o grupo de trabalho formado por quatro representantes de cada secretaria e coordenado pelos secretários concretizará as ações do pacto.

Um dos objetivos do acordo é a elaboração de estudos relativos ao segmento agropecuário, que permitam traçar cenários sobre sua competitividade e subsidiar a formulação de políticas públicas, capazes de contribuir para a consolidação do setor como importante protagonista do desenvolvimento dos estados baiano e pernambucano.

Segundo o secretário Ranilson Brandão, o pacto também tem a finalidade de unificar ações dos dois estados para estimular a produção agropecuária, principalmente da fruticultura irrigada nos municípios localizados na região do Vale do São Francisco.

O acordo enumera importantes ações de apoio à agricultura irrigada e aos setores de defesa animal e vegetal. Os secretários destacaram que a principal medida na área vegetal são as iniciativas voltadas à proteção da uva e manga, garantindo a qualidade da produção dos dois estados, além da melhoria da produtividade e a diversificação das culturas, em forte parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Serão promovidas ainda ações de prospecção de novos mercados para a fruticultura irrigada da região nos países árabes, na Ásia e na África, com o intuito de diminuir a dependência de compradores dos Estados Unidos e da Europa.


Fonte: Governo do Estado da Bahia
Jornal OPovo online 30/07/2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Por que no Mar Morto não conseguimos afundar?

Devido a alta concentração de cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio.O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água

UFC está 42° no ranking mundial da universidades na América Latina

UFC está 42° no ranking mundial da universidades na América Latina
Jornal OPOVO 29-07-2011 online
A Universidade de São Paulo (USP) melhorou sua colocação entre as melhores universidades do mundo. Agora, a instituição que ocupava a 51ª posição no Webometrics Ranking Web of World Universities, está colocada na 43ª. Com informações da Revista Veja.


O Massachusetts Institute of Technology (MIT) continua liderando o ranking, vindo logo em seguida a Universidade de Harvard. Somente a universidade paulista está entre as 50 melhores do mundo, que variam entre instituições da Inglaterra, Taiwan, Canadá, Japão e México.


A Universidade Federal do Ceará (UFC) ocupa a 42ª colocação no ranking das melhores instituições de Ensino Superior da América Latina, o Top Latin America.


Na listagem, sete das dez melhores universidades são brasileiras. A USP se destaca no primeiro lugar. Outras que se destacam são a Universidade Federal do Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio de Janeiro, que seguem entre as cinco melhores.
Redação O POVO Online 29/07/2011 

Etimologia da palavra Geografia

Etimologia da palavra GEOGRAFIA

Geo= Terra

Graphus = Descrever

ia= Estudo

Mapa ou simplesmente toalha de mesa?

      A palavra "mapa" surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa, significando "toalha de mesa".
      Os navegadores e os negociantes, ao discutir sobre rotas, caminhos e localidades em locais públicos, rabiscavam diretamente nas toalhas (mappas), surgindo então o documento gráfico que era bastante útil a todos.

Curiosidades - Aurora Boreal

      O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho, deus grego do vento forte Bóreas.
     Tal fenômeno não se restringe a Terra, também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno e também pode ser reproduzido de forma artificial.
     O local onde há maior incidência da noite polar é na Lapônia Finlandesa.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aos colegas professores

Caros colegas este blog vai auxiliar a todos que faz de sua vida uma sala de aula e desta um grande laboratório.